sábado, 27 de abril de 2013

A Alface

                                                                   Alface

 Alface (Lactuca sativa) é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores , formas , tamanhos e texturas.
“Alface” originou-se do termo árabe Al-khass.”Lactuga” , e derivados encontrados em várias línguas européias, advém da substancia branca que se obtém do caule seccionado.

Variedades:
                                   Alfaces-Repolhudas

  •         Lactuca sativa var. capitata- as alfaces-repolhudas (inclui as alfaces-icebergs): batávia, great lakes, bolas-de-manteiga, mescher, maravilha-das-quatro-estações, dos-mercados, e sem-rival.

                                                            Alfaces-Romanas

Lactuca sativa var, longifólia – as alfaces-romanas: romana, orelha-de-mula, loura-das-hartas e balão.
                     

                                 Alfaces-Crespas

  • Lactuca sativa, crispa- as alfaces-crespas escura-do-olival, lolla-rossa.

                                        Alface-Galega

 Alface-Americana

                            Valor Nutricional
O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso.A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento d intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais com cálcio e fósforo.

                              Propriedades Medicinais
Na cultura popular, a alface apresenta alguns usos comuns.
Possui propriedades calmantes quando feito chá de seus talos. Apresenta ainda funções de laxante (chá de folhas e talos); antialérgico (suco); aliviante de angina de peito (chá de talos amassados); tratamento de apoplexia (chá dos talos amassados); tratamento da artrite (sucos de folhas e talos, saladas) e redução da aterosclerose (chá de talos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário